Vanessa Ribeiro Psicologia

Faxina emocional: é preciso abrir espaço para o novo que desejamos viver

Aprendi que para se plantar algo novo é importante mexer na terra, entender do que ela é composta e limpar o que não favoreça o crescimento da nova planta.
Acredito que na vida é assim também, uma nova história implica revisitar o enredo já construído.

Se você deseja que 2022 reinaugure uma nova fase na sua vida, faça dele algo novo. Não adianta só esperar o ano chegar, é preciso se preparar para sua chegada, assim como costumamos preparar a nossa casa para receber novos visitantes. Fazer uma faxina existencial e perceber o que mais não te serve é abrir espaço para que o novo entre. Caso isso não aconteça aquilo que está chegando agora, ocupa o espaço de mais um entulho perdido em meio a muitas outras coisas sem sentido.

O novo chama novos espaços, novas posturas, novos critérios, novos afetos.
O novo te convida a reinvenção.
Se decepcionou? Transforme essa experiência em aprendizado.
Adoeceu? Busque no adoecimento os caminhos para uma vida mais saudável.
Paralisou? Aproveite este momento para recalcular a rota e quem sabe a velocidade do caminho.
Amou? Odiou? Arriscou? Sentiu medo? Parabéns! Se houveram afetos presentes isso pode indicar que você esteve vivo todo esse tempo, mesmo que em meio a rotina este “detalhe” tenha sido esquecido.

Apesar de acreditar que a data da virada das nossas vidas, só nós podemos de fato decidir e ela pode acontecer a qualquer momento 😉. O período próximo a virada de ano pra mim funciona como um convite para fazer uma faxina externa e interna. Um exercício de deixar ir aquilo que já não faz mais sentido.

Durante muito anos tentei me forçar a não olhar para o que não me servia mais na esperança de esquecer magicamente daquilo que eu tinha dificuldade de deixar ir. O problema é que a cada minuto que tentava esquecer, lembrava mais ainda rs. Descobri então que essa estratégia não dava certo, pelo menos não pra mim.

Consegui me despedir do que eu precisava quando finalmente encontrei um sentido para aquela história, para aquele objeto ou sentimento. Penso que temos dificuldade de nos despedir daquilo que sentimos ter sido “perda de energia ou de vida”.

Em todas as vezes tem sido importante lembrar que nada foi em vão. Que eu tenho me tornado uma pessoa diferente a partir de cada uma dessas situações, pessoas, desejos e decepções.
Lavoisier já dizia que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Gosto de pensar que somos natureza e, nesse sentido, entendo que até o que não está mais diante de nós já nos compõe em alguma dimensão. A diferença é que na medida em que isso que é externo se torna parte de nós, ganhamos potência de decisão. Cabe a nós contornarmos o lugar e a intensidade com que aquilo irá nos influenciar.

Ouvi outro dia que viver é travessia. Somos caminhantes de uma estrada nada linear. Podemos permanecer frustrados com cada pedra presente no caminho, ou como água, aprender a fluir, a criar novas rotas a partir dessa aventura de seguir por uma estrada irregular.

Desejo que 2021 seja lembrado como um ano de histórias irregulares de grande potencial transformador em nossas vidas e que 2022 reinaugure a esperança na nossa capacidade de fazer diferente partindo de onde estamos e utilizando o que já temos. Aprendi que o primeiro passo é construir uma ponte entre o desejo e a ação.

Gratidão pelos nossos encontros até aqui! Espero que possamos trocar mais aprendizados por aqui, pelas redes sociais ou pelos vários caminhos que fizerem sentido para nós.

Sigamos para mais um ano de transformações! ❤

4 comments

  1. Nossa professora que texto lindo e tudo muito lincado ao que estarei usando na minha pregação de ano novo. Ação para mudar. Muitas pessoas esperam por tantas coisas mas não aproveitam as oportunidades diante delas e depois culpam tudo e todos , mas no fundo não mudaram o que estava ao alcance de mudar.
    Deus abençoe grandemente sua vida e continue dando sabedoria na escrita e na caminhada.
    Paz na mente e no coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *