Como você costuma comemorar o carnaval?
Blocos e fantasias embalam a sua comemoração?
Você já percebeu o quanto o carnaval pode ser vivido como um período de experimentação de nós mesmos?
Geralmente é uma festa em que muitos de nós se permite fantasiar, assumir roupas, adereços e comportamentos de personagens que julgamos não caber em nosso cotidiano.
Já parou para pensar qual foi a sua fantasia de carnaval mais marcante?
Ou que tipo de coisas você só se permite viver no período de carnaval? Tipo pintar o cabelo de determinadas cores, por exemplo.
O carnaval assim como as festas a fantasia podem funcionar como boas experiências de nós mesmos. Os famosos blocos das piranhas, por exemplo podem ser oportunidades de se experimentar com vestimentas e trejeitos do sexo oposto, algo que dificilmente nos permitimos no dia-a-dia.
Um adulto ao usar um chapéu de pirata, uma saia de bailarina, uma roupa de super herói ou uma fralda gigante, experimenta a leveza de um ser brincante, relembra seus tempos de criança e se permite comportamentos comumente entendidos como inadequados.
Mas porque será que precisamos de uma festa como essa para ocupar lugares desconhecidos e papéis, muitas vezes, apenas fantasiados? Gosto de pensar na ambiência. No Carnaval temos uma ambiência onde tudo pode, onde o imprevisível e o espontâneo é acolhido. Nessa época, tendemos a diminuir a sensação da vergonha, do julgamento e da cobrança por perfeição. Experimentamos inclusive fantasias improvisadas e combinações extravagantes.
Penso que talvez a sensação de liberdade que a festa de carnaval nos traz possa ser uma busca constante de todos nós: sentir-se livre para vestir e comportar-se como desejar e experimentar diferentes versões de nós mesmos sem necessariamente escolher uma versão certa ou precisar escalonar as mais ou menos adequadas. Simplesmente poder viver com leveza as necessidades e possibilidades de cada situação.
Esse ano, devido a pandemia não teremos a tradicional festa de carnaval, então convido você a pensar de que outras formas você pode buscar ambiências que lhe permitam experimentar novas versões de si?
Se o carnaval também traz uma sensação de liberdade para você, desejo que você possa criar muitos “carnavais” fora de época na sua história, porque a busca pela liberdade precisa ser diária. 😉